27 julho 2007

E viva la España....

Finalmente percebi por que é que chamam a esta época do ano (Verão) silly season! Só pode ter a ver com a quantidade de parvoice que aparece por toda a parte, quais ervas daninhas!
Para hoje deixo-vos um exemplo de parvoice crónica.
Saramago, o nosso (será que é mesmo nosso?! Por nosso entenda-se Português...) prémio Nobel da Literatura, veio defender numa entrevista dada ao jornal Diário de Notícias a integração de Portugal como uma província de Espanha. Segundo o nosso caro escritor, e passo a transcrever:
"Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha e integrar um país que passaria a chamar-se Ibéria para não ofender «os brios» dos portugueses (...) considera que Portugal, «com dez milhões de habitantes», teria «tudo a ganhar em desenvolvimento» se houvesse uma «integração territorial, administrativa e estrutural» com Espanha. (...)«Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal».«Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar»"
Por onde começar?!
Se calhar relembrando a este senhor a história de Portugal! É certo que antes da chatice entre o Afonsinho e a sua Mãe - D. Teresa, Portugal resumia-se a um cantinho onde o português e aquilo que se entende hoje por cultura e identidade portuguesa simplesmente não existia. No entanto, como é sabido, a identidade portuguesa teve o privilégio de ser criada e desenvolvida ao longo dos séculos e hoje é uma característica indelével do povo (e passo a redundância) português! Por isso, pergunto eu, como é que alguém se atreve a pedir para pôr em causa a identidade de um país com mais de 800 anos em prol do desenvolvimento? Que desenvolvimento pergunto eu? Seria uma boa solução, é certo! Bem simples direi! Para quê lutar pela evolução e desenvolvimento de um país quando temos um aqui ao nosso lado com a papinha já toda feita?!
Provavelmente para o Sr. Saramago a questão da identidade será algo de menor importância. Serão os tempos da globalização...! Haverá quem defenda que os problemas sociais associados ao não acompanhamento do desenvolvimento da União Europeia se sobreponham à questão da identidade, porém, não me parece que passar a província de Espanha seja a solução para os problemas que vivemos!
Senão vejamos o exemplo das províncias espanholas! Será preciso falar no País Basco? Na Galiza? Na Catalunha?... Também me parece que não. Muito me admira que Saramago, a viver há 12 anos em Espanha não se recorde dos brios do povo catalão e basco!
Mas eu queria deixar aqui ao Sr. José Saramago um conselho: Já que tem tanto apego à nação espanhola e tanta falta de brio em ser português, por que é que não muda de nacionalidade?!
Ups, provavelmente Espanha também não achará muita piada a mudar o seu nome para Ibéria e levar com mais 10 milhões de encargos em cima...!
E sim, escrevo isto por que apesar de tudo tenho muito BRIO em ser portuguesa!

Sem comentários: