30 maio 2007

O meu manifesto

Por que a greve é um direito que assiste a qualquer trabalhador.

Quem é que ainda não ouviu esta bela frase feita? E over and over again?

É verdade sim senhora, eu própria admito que quando não me apetece trabalhar também me convém dizer que Hoje calhava mesmo bem uma greve. É justo. Mas será mesmo?


O pior é quando se pergunta aos grevistas:
Por que estão a fazer greve?

Ai, já dizia o outro, é que a porca torce o rabo. As respostas a esta pergunta vão desde a mítica frase Por que é um direito que me assiste (e isso quer dizer que...EIH?) à típica resposta Por que isto é uma vergonha, este país é uma vergonha!.
Devo confessar que dou razão às pessoas que respondem que isto é uma vergonha. Pois é! Ponham vergonha nisso!

É uma vergonha fazer greve:
1 - Por que sim!
2 - Por que toda a gente lá no trabalho faz / vai fazer.
3 - Por que té calha bem que nesse dia vai lá o canalizador a casa... (Ups, parece que ainda há quem trabalhe nesse dia!)

Atenção: Não confundir com a pergunta: Por que é que está na manifestação? ou ainda Está a manifestar contra o quê?
Eu sei, é complicado, uma vez que as respostas são iguais...

Para um país que se farta de produzir e onde a taxa de desemprego é praticamente nula realmente acho que faz muito sentido fazer greve! (ATENÇÃO: Frase irónica)
Prejudicar a vida não só do vizinho do lado como de um país já de si atrasado em tudo, é no mínimo vergonhoso! Continuar a dar credibilidade a esses pseudo sindicatos que vivem à custa do trabalhador que passa dia e noite a vergar a mola e que nada conseguem senão prejudicar a vida do próximo não nos vai levar a lado algum! Precisamos de mudança? Sim, precisamos! Precisamos de greves? Não, não precisamos!
Tentar justificar a greve através de discursos e palestras sobre desemprego e condições precárias de trabalho não é mais do que uma estratégia populista sem resultados reais.

E o mais triste é que através da exploração da ignorância do povinho, estes continuam a ser os únicos a sair prejudicados no meio desta situação toda:
- Ninguém lhes paga o dia
- Têm de trabalhar o dobro nos dias seguintes para responder aos trabalhos pendentes
- A situação continua na mesma
É que depois tenho que me chatear sem necessidade! Está mal.

Sem comentários: