02 abril 2007

A ti, Saúl!



Falando sobre o nosso grande musicólogo Saúl Ricardo no outro dia por causa do seu grande hit O Bacalhau quer alho, dei por mim a fazer uma incursão pela internet à procura de mais informações. Primeiro pensei que só iria encontrar posts tipo este mas enganei-me!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saul_Ricardo

Pois é, o Saúl também está na Wikipédia! E como está repleta de informação sobre toda a vida do nosso mini Quim Barreiros! Assim, eis que me surge uma dúvida: Quem é que editou esta página? Ok, realmente se calhar não é uma dúvida muito pertinente, mas é uma curiosidade minha!
Mais curioso é sim, admito, navegar por esta página e descobrir coisas fabulosas sobre a vida deste vulto da música popular portuguesa, dita pimba. Podemos descobrir que Saúl passou por uma importante fase na vida dele com uma Mudança de Visual (ver secção Novo Visual).
Podemos também aprender coisas interessantes sobre a voz :"...já com voz de adulto (desceu uma oitava)...", enfim, uma lufada de conhecimento que não esperava receber!
Muito haveria a dizer sobre o nosso "cantor", começando logo pelo nome... No entanto, deixar-me-ei de divagações e passerei ao que realmente interessa, i.e., a secção Discografia:

1994 - O imitador
1996 - O Bacalhau quer alho
1997 - Os Pitos
2000 - Gosto de ti à brava
2002 - Espeto um prego
2003 - Não sou mau estudante
2004 - As bolas do snooker
2005 - Saúl [Sem dinheiro e sem cueca]

Primeiro por que não imaginava que antes do O Bacalhau quer alho, já tinha tido outro cd dois anos antes. Segundo por que acho que os títulos dos cds merecem uma profunda reflexão!

Ora vejamos...


Os Pitos: Quem pensou que o título O Bacalhau que alho teria algum tipo de trocadilho enganou-se profundamente quando no ano seguinte Saúl lançou Os Pitos. Saúl pensou (Saúl se estiver enganada por favor peço-te que me corrijas!) que não seria justo para o frango assado, prato também tão presente na nossa dieta, não ter um destaque depois do bacalhau e pensou muito bem! É uma questão de ying yang, de equilíbrio pois claro!


Gosto de ti à brava: Fiquei contente à brava, por ter constatado que o nosso coqueluche da música portuguesa se apaixonou e que a moçoila em questão o levou a editar outro disco depois de 3 anos de reflexão. Pena que a paixão naquela época não o tenha levado a imigrar também... fosse a rapariga avec ou bifa e teria sido um alívio para os ouvidos das gerações vindouras...!


Espeto um prego e Não sou mau estudante: Detectei uma conexão, ainda que um pouco confusa, entre estes dois títulos. Pelo que percebi o primeiro deverá ter algum tipo de ligação à nova fase que Saúl estaria a passar naqueles tempos. Provavelmente estaria a tentar enveredar pelo mundo da carpintaria... Felizmente ou infelizmente não deve ter sido bem sucedido uma vez que pouco tempo depois resolveu voltar aos estudos... Se tivesse entrado no Conservatório também não lhe teria feito mal nenhum!


As bolas do snooker: Ora aqui está um título que me confundiu! Não sei bem o que dizer. Poderá ter diversas interpretações mas deixo ao vosso critério tentar perceber o que levou o nosso grande musicólogo, qual criança prodigío, a editar um album com este título em tão tenra idade!


Sem dinheiro e sem cueca: Pudera! Com a qualidade da música que edita e com estes títulos não me surpreenderia se o próximo título fosse Expulso do País! Ãh Saúl! Pensa bem! Olha que a brincar a brincar dei-te o mote para um próximo cd!


Dito isto só me poderia despedir de uma maneira (Saúl esta é só para ti!):


AI ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!


P.s.: Teria bem mais a falar, mas hoje estou boazinha e não quero esgotar as piadas que ainda podem ser feitas graças a ti Saúl! (se é que isso alguma vez seria possível...!)

2 comentários:

Filletr0n disse...

LOL! Eu EXIGO esse álbum no meu pc, JÁ! :|

http://musicometro.blogspot.com

Anónimo disse...

WWW.ARTISTASAUL.COM