03 julho 2008

Pessoa, tu és GRANDE!


Se a minha admiração por Pessoa era grande, deverei dizer que agora acabou de exceder todas as minhas expectativas.

Muito se falou nestes últimos dias sobre Fernando Pessoa, não só por fazer 120 anos do seu nascimento mas também pela revelação de um texto inédito por José Barreto (que confesso não conhecia até hoje...), historiador português. E não é que Pessoa já desde 1920 reflectia sobre o fenómeno Fátima?!

Aliás, ele não só reflectiu como registou mesmo a sua convicção, sendo ela apenas e somente igual à minha! Atenção, não pertendo com isto equiparar-me a Fernando Pessoa, longe de mim! (adoro esta expressão e sempre sonhei poder um dia escrevê-la assim, num post!) Mas ler estas palavras hoje, foi para mim música para os meus ouvidos: Fernando Pessoa encarava Fátima como o lugar mítico da construção do nacionalismo católico e monárquico que ele repudiava.

Claro que estas palavras não foram proferidas por Pessoa mas sim por José Barreto mas, ainda assim, retratam na perfeição o meu sentimento em relação ao culto fatimiano!

Não deixa de ser irónico que um dos maiores poetas e escritores portugueses tivesse uma opinião tão contrária ao país que o glorifica! Não que ache negativo, pelo contrário, mas ainda assim irónico!

Ainda assim, e por que fica sempre bem proferir esta frase cliché, respeito muito as escolhas religiosas alheias!

No entanto, fazendo jus à religião que escolho todos os dias, deixo aqui um pequeno texto, já um tanto ou quanto falado, retirado da minha bíblia, de São Ricardo Reis, (vulgo Fernando Pessoa) aos seus seguidores lusitanos:


Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.


I rest my case.



2 comentários:

Irreligious disse...

Tanto génio e não pirilamparou a Ofélia :|

Irreligious disse...

Método infalivel para saber da continuidade na empresa:

1 - Chegar ao pé de um colega
2 - Dizer olá, falar do tempo e das vendas e desses coisas
3 - Dizer qualquer coisa do género "Ehh vamos ser todos despedidos! mas olha, vou divinar o teu futuro: Vou lançar uma moeda ao ar, e se for caras, és mesmo despedido, se for coroa, não te despedem!"
4 - Lançar moeda
5 - Dizer resultado
6 - Rir-me por dentro enquanto vejo os referidos colegas com aquele ar de quem acabou de ver um tigre que os quer papar

Sou um génio

PS: Em breve, um génio desempregado, spare me a dime?