11 janeiro 2007

Português Básico em 5 minutos

A gente tava distraídas!

Definitivamente tinha que iniciar hoje a minha primeira aula de Português BÁSICO online. Logo hoje que já tinha planos para filosofar sobre a greve do metro, eis que uma pobre alma, logo por azar (ou sorte, direi!) pronunciou esta bela frase wannabe, would like to be portuguesa. Há pequenas coisas e pequenas situações que mexem particularmente com cada um de nós. Ouvir ou ler uma pessoa a dar erros deste género é uma delas para mim! E por que já não dá mais para aguentar este tipo de erros e por que sei que, infelizmente, as pessoas continuarão a fazê-lo...ao menos espero conseguir esclarecer algumas mentes mais confusas.
Chamem-me de pretensiosa, mas mais que um dever, considerei um chamamento divino. E aqui estou eu!
Então vamos retomar a frase: A gente tava distraídas.
Ponto 1: Concordância entre a conjugação do verbo e o plural do adjectivo. AH, BY THE WAY, considera-se verbo conjugado: "tava" -> estava -> estar; e plural do adjectivo: "distraídas"
Que mais não fosse, mesmo que a pessoa não conseguisse dizer esta simples frase sem dar um pontapé tão grande no português, pelo menos que reparasse na falta de concordância...!
Ponto 2: A concordância entre "a gente" e o "tava" está bem conseguida, é verdade. MAS como eu já ouvi várias vezes e várias pessoas a dizer "A gente tavamos...", acho que é importante salientar este aspecto!
"A gente" TEM, repito, TEM, de ser sempre seguido de um verbo na 3ª pessoa do singular, i.e., estava, foi, viu, fez, e por aí adiante...
Ponto 3: Por que não usar o nosso belo pronome pessoal NÓS? Não só é mais bonito, como é mais fácil de ser usado! "Nós (es)tavamos distraídas!"
Penso que não passará pela cabeça de ninguém, PORTUGA DA SILVA, dizer: "Nós tava distraídas!"... bom, se calhar passa! Mas isso levaria a outro post que implicaria a discussão sobre diferenças socioculturais, se é que me faço entender...!

Nota: Não quero com tudo isto dizer que eu própria não use a expressão "A gente"! Uso, é verdade! Mas ao menos sei inseri-la numa frase sem dar erros.

Obviamente muita gente pode alegar (nem é tarde nem é cedo! ai está ela!) que só se enganou por que a gente tava distraídas...

2 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahaah
a gente tava distraídas
pah, PRONTOS!!
demais!
Ó stôra, vá corrigindo aí mais uns erros ao pessoal de vez em quando! =P

B.A.B.E. disse...

para mim não há pior que os acentos ao contrário nos As e os "já voltas-te do trabalho?"!

e tb tenho a mania de corrigir tudo e todos. a presunção é um mal menor.

viva o bom português!

(e apetece-me fazer uma piadita parva com o josé fidalgo que é o melhor bom português de todos! ou será o walter? (o ex da merche) ou isso não interessa nada às alpha girls? vou ali abaixo ler os primeiros post para perceber o conceito e já volto)

:)

ps- beijinho à minha asseada!!